sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Beterraba em bolo


A beterraba é um legume que parece despertar amores extremos. Ou se odeia, ou se adora. Nós andamos a explorar aplicações deste legume cheio de benefícios para saúde. É rico em ácido fólico, é um excelente anti-inflamatório que nos ajuda a proteger dos efeitos do envelhecimento e, entre outras potencialidades,  ajuda a limpar fígado, um dos órgãos mais sobrecarregados do corpo, com mais de 500 funções incluindo limpeza de toxinas, remoção de excesso de hormonas e ajuda na metabolização de gordura.

A beterraba pode ser consumida, crua ou cozida (neste caso lave a casca e coza com a casca para não perder a lindíssima cor). Nós fomos testá-la em bolo e o resultado foi um colorido bolo seco cheio de sabor.

Uma ideia para experimentar neste fim-de-semana prestes a começar.




sábado, 25 de janeiro de 2014

Almofadas com caroços de cereja

A cereja é um fruto rico. Bonita à vista, sabe bem ao gosto. Fruto da cerejeira é originário da Ásia, mas também grande sucesso em Portugal. Na região da Beira Interior, a cereja do Fundão cresce e é colhida pela Primavera fazendo as delícias de miúdos e graúdos.

O pequeno fruto arredondado de cor vermelha traz inúmeros benefícios à saúde. A cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. É um fruto rico em hidratos de carbono, flavonoides e potássio, aporta quantidades significativas de fibra e contém pequenas quantidades de provitamina A e vitamina C.
E os caroços? Possivelmente deita-os fora, considerando-os desperdício. Mas desengane-se, os caroços podem também ser aproveitados e têm capacidades terapêuticas.

Sugerimos hoje que faça almofadas com caroços de cereja.
Guarde uma boa quantidade de caroços e lave-os. Deixe secar e encham uma pequena almofada ou saco com os caroços. E tem a sua almofada que pode usar aquecida em micro-ondas ou fria, após arrefecer no congelador. No caso de usar quentes, humedeça previamente a almofada e depois coloque no micro-ondas por dois minutos a 600 watts.

Os caroços, devido ao seu isolamento, conseguem reter a temperatura durante bastante tempo e vão libertando o calor ou o frio muito lentamente.
Estas almofadas podem ser um bom substituto dos sacos de água quente. As suas potencialidades são diversas. Servem para aquecer, mas também para alívio de dores musculares, costas, pescoço, cólicas de bebés.

Divirta-se com as coisas de casa e, ao mesmo tempo, poupe dinheiro e recicle.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Hoje é Dia de Reis


Segundo a religião cristã na madrugada de 6 de Janeiro o recém-nascido Jesus Cristo recebeu a visita «de alguns magos do Oriente». A tradição dos Reis Magos terá nascido no século VIII e acrescentou à quadra natalícia três nomes, nomeadamente Belchior, Gaspar e Baltazar. Cada um deles chegou junto do Jesus Cristo com uma oferta.

Na antiguidade, era costume oferecer-se ouro a um Rei, incenso a um Sacerdote e mirra a um Profeta. Por isso Belchior, de raça branca, ofereceu ouro reconhecendo-Lhe realeza; Gaspar, representando a raça amarela, ofereceu-Lhe incenso atribuindo-lhe divindade e, finalmente Baltazar, de raça negra, ofereceu mirra que representava a imortalidade.

Em Portugal, a tradição deste dia manda que hoje haja na mesa bolo-rei, outrora confeccionado com um brinde e uma fava. Quem encontra a fava fica responsável por no próximo ano pagar o bolo-rei. Há ainda o costume de cantar os reis. Grupos de homens e mulheres vão de porta em porta para cantar os reis aos moradores. Se baterem na sua porta, convide-os a entrar e ofereça um pouco das iguarias da casa: doces, enchidos, vinho e, claro, bolo-rei.

O bolo-rei é redondo e alude aos três reis Magos. Este bolo em forma de coroa terá sido popularizado no século XIX e confeccioando pela primeira vez na Confeitaria Nacional, por volta de 1870.
Sobre esta casa pode ler um artigo completo aqui: Confeitaria Nacional - A casa do Bolo-Rei

No dia de hoje encerram-se os festejos natalícios.