sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ambientadores naturais

Ter uma casa perfumada é o sonho de qualquer dona(o) de casa. Recorremos muitas vezes aos ambientadores disponíveis nos supermercados. Mas nem sempre são eficazes ou acabam rápido e ter um cheiro agradável no lar torna-se uma despesa pesada no orçamento. Mas há ideias simples (e mais económicas) que ajudam a manter aquele cheirinho agradável. Aqui ficam algumas dicas.

Ambientador natural:

Alguns ingredientes que pode necessitar:

- Limão: pode usar outras frutas mas o cheiro do limão ou o da laranja são os que duram por mais tempo e são muito refrescantes;
- Ervas: pode ser utilizada qualquer erva, mas as mais resistentes são alecrim, tomilho, agulhas de pinheiro ou cedro;
- Extractos e óleos essenciais: gotas de baunilha ou de amêndoa aumentam a fragrância da mistura. Extracto de hortelã dá um toque refrescante;
- Especiarias: utilize paus de canela, de cravo ou anis estrelado, além de deixar a composição mais bonita, têm mais aroma e duram por mais tempo. Têm ainda a vantagem de poderem ser reutilizados várias vezes.


Misture os ingredientes numa panela e leve ao fogo. Espere ferver e baixe o fogo. O cheiro vai imediatamente perfumar a cozinha e espalhar-se-á pelas outras habitações. A única desvantagem desse método é que tem que ficar atenta(o) à panela para controlar o nível da água, senão é cheiro de limão queimado que vai espalha-se pela casa. Se você quiser um cheiro mais intenso é só adicionar mais ingredientes na panela.

Vela laranja

Corte uma laranja ao meio e retire os gomos deixando apenas a pele branca entre a casca e os gomos. Encham a laranja com um óleo essencial e acenda a columela (o eixo vertical que atravessa toda a laranja). A vela pode durar todo o dia e deixar um ambiente fresco em sua casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário