quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Flores secas

As flores naturais têm tanto de belo como de efémero. Secar as flores um pouco antes de estarem muito murchas pode ser uma boa opção para manter na nossa casa aquela flor ou ramos que tanto gostamos.

Ar e sombra são dois ingredientes acessíveis e baratos que ajudam a secar flores naturais. O primeiro passa a dar é limpar a flor. Liberte-a de picos e das folhas da metade inferior do pé da flor. Reserve apenas as flores que ainda não murcharam por completo.

Se tiver várias flores, pequenas, junte-as e segure-as com um elástico, uma fita de tecido, um fio de linha. Se as flores forem maiores, é preferível que as coloque de parte para não ficarem amassadas.

O momento seguinte é colocar as flores penduradas com as flores em direcção ao chão (“de cabeça para baixo”) num local seco, escuro e com alguma circulação de ar. Por exemplo, num armário ou dispensa.

Para que as flores fiquem mais resistentes, pode pulveriza-las com um pouco de laca para o cabelo.

A seguir é deixar o tempo fazer o seu trabalho. Há flores que secam mais depressa do que outras. No entanto, em média são necessárias duas a três semanas para as nossas flores estarem perfeitamente secas.

No Outono, as flores dão um colorido diferente. Divirta-se com a sua casa.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Novembro e as Flores


O dia 1 de Novembro é dedicado a Todos os Santos e é nesta data que habitualmente os portugueses cristãos acorrem aos cemitérios para homenagear os familiares e amigos que já partiram. Contudo, o Dia dos Finados é 2 de Novembro. A celebração dos finados um dia antes deve-se, possivelmente, ao facto de 1 de Novembro, até 2012, ter sido feriado.

O costume dos cristãos é de visitar os cemitérios e depositar flores nas campas dos entes queridos. Normalmente, as flores são naturais, mas estas são efémeras pelo que a opção por umas bonitas flores artificiais, que perdurem mais no tempo, pode ser uma boa alternativa.

Rosas, crisântemos, cravos, malmequeres e tantas outras flores são hoje fielmente reproduzidas artificialmente e em materiais resistentes.

Escolha as suas flores e recorde os que já partiram.
 

 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sofás e mantas

Na mudança de estação porque não “trocar” o seu sofá de forma económica, aumentando o conforto e renovando o ambiente?

Lisas ou estampadas, de fibras naturais ou felpudas as mantas transformam o visual dos ambientes e ainda são uma protecção ao seu sofá. Na escolha da mantinha para o seu sofá deve ter em atenção aos tecidos que devem ser agradáveis ao toque e aparência encorpada.
Tenha também em conta a estética do próprio sofá. Se já é estampado ou de cor viva, opte por mantas lisas e cores neutras. Se o seu sofá é liso e simples, aproveite para dar vida ao espaço, utilizando mantas estampadas e coloridas. Viva os contrastes, vai gostar do efeito!

E não pense que a manta só pode usar-se de um modo no seu sofá… use-a dobrada, colocada em apenas um dos lados do sofá, cobrindo a totalidade do assento e do encosto, coloque-a apoiada apenas no braço do sofá, esticada apenas no encosto (ou assento) ou ainda na diagonal,  cobrindo-o parcialmente.

 Divirta-se com a sua casa!